No total, 10 mil vagas em média vão ser criadas todo mês, ou 2.240 por semana. A previsão é 10% maior do que no ano passado.
A área já reúne mais de 1,2 milhão de trabalhadores em todo o país. A profissão exige, em geral, ter ensino médio e boas noções de português, matemática e informática.
Os operadores costumam ganhar R$ 545 (um salário mínimo), mas recebem bônus de acordo com os clientes atendidos. O ganho final pode chegar a R$ 1.200.
A jornada de trabalho foi reduzida - antes, eram oito horas diárias; agora, são seis. Durante esse período, os operadores têm direito a dois intervalos de 10 minutos para descansar, e outro maior, de 20. No resto do tempo, eles ligam ou atendem clientes via telefone.
Como é a profissão
Há vários níveis de chefia em uma central de telemarketing. O operador é a base desse sistema, e acima dele está o coordenador e depois o supervisor – em algumas empresas a hierarquia dos dois cargos é invertida. Acima dos três está o gerente, cujo salário chega a R$ 5.000.
A maioria dos serviços de call centers é financeiro, portanto, é importante que o operador tenha boas noções de matemática. Como ele também vai precisar se comunicar com os clientes, é necessário ter bom português e ter desenvoltura.
Conhecimentos básicos de informática também são importantes, para acessar a ficha dos clientes no computador, por exemplo
O mercado é mais receptivo às mulheres - são 960 mil operadoras, 80% do quadro nessa área, de 1,2 milhão de funcionários. Trabalhadores com apenas o ensino médio também são maioria; apenas 26% possuem curso superior.
Mais de 540 mil operadores de telemarketing - 45% do total - são jovens em busca do primeiro emprego.
Todos os históricos profissionais
O presidente da ABT, Jarbas Nogueira, destaca que há vagas sobrando para todo tipo de passado profissional e faixas de idade variadas.
- Há empresas que necessitam de pessoas mais jovens, outras atrás de gente mais experiente, e outras que trabalham apenas com atendentes bilíngues, por exemplo.
O Sudeste concentra a maioria das empresas de call center, principalmente no eixo Rio – São Paulo, onde estão 65% das companhias do setor.
A maior parte dos atendentes está justamente na terra da garoa. São Paulo tem pelo menos 400 mil operadores de telemarketing em atuação.
Fonte de pesquisa: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/call-centers-vao-criar-120-mil-vagas-ate-o-fim-do-ano-mao-de-obra-esta-em-falta-20110613.html?question=0
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